Standart do Lizard

A origem do Lizard é um pouco obscura e foram os ingleses que a reconheceram e os primeiros a aperfeiçoar esta raça de plumagem única com desenhos peculiares em todo o mundo ornitológico.
É um canário de plumagem escura, podendo ser comparado a um canário verde, uma vez que possui o mesmo pigmento verde. Pode-se afirmar que é um canário de fundo amarelo com um pigmento escuro (melânico).
Todos os Lizards devem ser escuros (self dark) sem partes claras excluindo a calota (zona lipocromica).
Tem por base 2 cores:
è Dourado (gold) intenso (buff)
è Prateado (silver) nevado (non frosted) com a cor de fundo amarela, sendo a repartição homogénea do nevado muito importante.
Julgar um canário Lizard ou simplesmente reconhecer um bom exemplar, temos que ter na mente a imagem de um perfeito exemplar.
Criar Lizards para exposição é uma tarefa difícil que exige conhecimentos técnicos da raça (standard) e conhecimento de genética da ave, de forma que os acasalamentos realizados resultem em pleno. Assim deve-se ter em conta:
  
è  Quais os tipos de plumagem
è  O grau de oxidação das melaninas
è  Pureza do lipocromo

Todos estes aspectos influenciam a valorização de um plantel e podem resultar em novos exemplares que obterão melhores pontuações nas exposições.
Um Lizard perfeito, segundo o Standard oficial da OMJ (Ordre Mondial des Juges) tem a seguinte configuração.

ESENHO DORSAL – Spangles (25 Pontos) – Este é o item de maior valorização de um Lizard. É formado por pequenas escamas em forma de meias luas, muito escuras e bem nítidas em relação à cor de fundo, que as separa e perfeitamente alinhadas ao longo do dorso.
Sem dúvida é por esta rubrica que um juiz deve começar a análise de um Lizard, formando desde já o grupo de favoritos à vitória final.
Giuliano Passignani (um dos grandes criadores de Lizards e reconhecidamente um dos grandes juízes internacionais com vários livros escritos) afirma que “… um Lizard sem calota mas com óptimas escamas dorsais e peitorais é sempre um bom exemplar, no entanto um com calota perfeita mas com defeitos no seu desenho dorsal e peitoral, não é um bom Lizard!”.
PLUMAGEM (15 Pontos) – Tem de ser brilhante, consistente e lisa, completamente aderente ao corpo. Os melhores exemplares de plumagem apresentam-se mais escuros com uma total ausência de castanhos.
Nota: Os Lizards são muitas vezes utilizados para melhorarem a plumagem de outras raças de canários de forma e posição.
DESENHO DO PEITO – Rowings (15 Pontos) – São pequenos triângulos (as escamas em forma de meia lua são aqui mais triangulares) ou pequenos “V” largos e escuros que se iniciam sob o bico e olhos prolongando-se até ao início da cauda.
Nota: As fêmeas são sempre melhor marcadas que os machos, principalmente nos prateados.
COR DE FUNDO (10 Pontos) – O amarelo-dourado corresponde aos intensos e o amarelo-palha aos prateados (nevados). Esta deve ser regular e uniformemente distribuída pelo corpo com tonalidade forte, sem interrupções de intensidade da cor, o que dá a esta ave, quando vista à luz solar, um brilho espectacular (os Lizards devem ser julgados à luz natural). É permitida a cor vermelha.
ASAS E CAUDA (10 Pontos) – As asas devem estar bem aderentes ao corpo e serem o mais escuras possível. A cauda deve ser fechada, estreita e curta.
CALOTA (10 Pontos) – Pode-se apresentar de 3 formas possíveis:
·      Calota perfeita – tem a forma oval, nascendo na parte superior do bico, passando sob os olhos, prolongando-se até à base da nuca. Tem a mesma cor que a cor de fundo e não pode apresentar qualquer vestígio melânico.
·      Calota imperfeita – é uma calota que apresenta zonas melânicas. Nestas zonas melânicas deve apresentar os desenhos típicos do desenho do dorso, que têm origem na base superior do bico.
Nota: Alguns Clubes como LCCP, separam uma classe própria para as calotas imperfeitas.
·      Sem calota – Não apresenta qualquer vestígio da calota e tem esta zona totalmente preenchida com os desenhos dorsais desde a base do bico até à cauda sem interrupções.
PENAS DE COBERTURA (5 pontos) – Nas espáduas os desenhos formam molduras de orlaturas negras que cobrem a base das penas e separam umas das outras.
SOBRANCELHAS (5 Pontos) – Situam-se acima dos olhos. Apresentam uma linha de penas negras que as separam da calota e atenuam a forma oval da cabeça.
BICO E PATAS (5 Pontos) – Devem ser o mais negro possível. As unhas claras devem ser penalizadas.
CONDIÇÃO GERAL (5 Pontos) – As aves devem-se apresentar de boa saúde e limpas.
Autor: Srº Carlos Lima